Anos Iniciais

Um universo de possibilidades…

“O Ensino Fundamental chega como uma novidade rica à vida das crianças. A experimentação se alia à consolidação de rotinas e a aprendizagem fica divertida. As descobertas da linguagem são fundamentais para o domínio de importantes habilidades: a construção da leitura e a consolidação da escrita. A exploração da natureza, da matemática, do espaço geográfico, das artes e da cultura são elementos que se articulam para constituir o prazer de aprender.”

O Ensino Fundamental – Anos Iniciais é a continuidade da Educação Infantil, e tem como finalidade atender aos interesses e necessidades das crianças que são inerente a faixa etária, visando desenvolver ao máximo suas capacidades e potencialidades. Essa etapa traz mudanças no que se refere a rotina escolar e, apesar de algumas diferenças, temos por compromisso, desde a Educação Infantil realizar ações que visem a formação integral do aluno. Entendemos que formar o aluno integralmente, seja desenvolver habilidades e competências que o tornem apto a participar de forma crítica criativa e autônoma na vida social, aprendendo conteúdos, compreendendo informações, sendo extremamente atuante na construção do conhecimento. Enxergamos nossos alunos como seres biopsicossociais!

As atividades culturais, os eventos e os passeios à campo enriquecem a experiência mágica de aprender. Com afeto e muito incentivo, os professores são guias e mediadores na construção das aprendizagens e as atividades se tornam mais estruturadas e significativas. As aprendizagens são vivas e a experimentação anda lado a lado com o desenvolvimento da autonomia e da organização.

Aprender se torna cada vez mais prazeroso. Os alunos finalizam a etapa inicial do Ensino Fundamental consolidando suas habilidades e competências. Aprendendo a aprender, fazer, ser e conviver!

O aluno deve…

aprender a conhecer: com a base, continuará aprendendo ao longo da vida e da comunidade como um todo;
aprender a viver: através da realização de projetos comuns para melhoria de sua vida e da comunidade como um todo;
aprender a ser: para se desenvolver como cidadão e ser uma pessoa feliz.
O aluno irá vivenciar o aprendizado por meio dos Campos de Experiência.

“Uma educação só pode ser viável se for uma educação integral do ser humano.

Uma educação que se dirige à totalidade aberta do ser humano e não apenas a um de seus componentes…

Uma educação transdisciplinar!”

-Basarab Nicolescu

NOMENCLATURA NA MAF:
1ºANO – AI
2ºANO – AI
3ºANO – AI
4ºANO – AI
5ºANO – AI

  • VESPERTINO:
    – 13h30min às 18h 10min

 

  • INTEGRANDO:
    – 07h30min às 18h 30min

“A escola não é uma preparação para a vida. A escola é vida.”

-J. Dewey

-Basarab Nicolescu

ACESSE O LINK PARA INFORMAÇÕES DE MATRÍCULA: