Proposta Pedagógica

Uma proposta pedagógica é um documento fundamental no contexto educacional, que define as diretrizes, objetivos e estratégias de ensino de uma instituição de ensino, seja ela uma escola, universidade ou outro ambiente educacional. Ela serve como um guia que orienta todo o processo de ensino e aprendizagem, proporcionando um direcionamento claro para educadores, alunos e demais envolvidos no processo educativo. É a proposta pedagógica que possibilita a distinção entre uma escola e outra.

Em resumo, uma proposta pedagógica é um documento que define o plano de ação educacional de uma instituição, visando a oferecer uma educação de qualidade que atenda às necessidades dos alunos e contribua para o seu desenvolvimento pessoal e social. Ela é essencial para garantir a coerência e a eficácia do processo educativo.

A Escola é diretamente atingida pelas transformações sociais ocorridas nas últimas décadas, o que significa uma mudança em sua própria identidade, ou seja, a escola deixa de ser transmissora para ser mediadora.

Sendo assim, a escola não pode viver essa mudança sem portar um projeto que oriente e dinamize suas práticas no sentido de torná-las coerentes quanto aos seus anseios. Nesse sentido, a Proposta Pedagógica da Escola MAF tem como fio condutor a participação. Por isso entendemos que todos os que fazem parte da Escola são sujeitos atuantes na elaboração e execução da mesma.

Nossa prática educativa tem sido predominantemente norteada pelas reflexões e ensinamentos de Piaget, Vygotsky e Wallon , voltada à concepção Sociointeracionista e pelos princípios como valores que governam nossa escola que deverão governar nossas vidas como profissionais: AUTONOMIA, COOPERAÇÃO, CONHECIMENTO E TRABALHO.

Na Teoria Sociointeracionista, o educando deixa de ser um mero receptor de informações e passa a ser um construtor de conhecimento, ou seja, o conhecimento se constitui nas relações que cada sujeito estabelece, frente às interpretações que o educador lhe faz de um saber construído e aceito socialmente.

Assim, o processo de aprendizagem é de dentro para fora, no qual o próprio educando, a partir de sua experiência de vida, de seu próprio universo simbólico, fará uma interpretação do “saber oficial”, interpretação essa que deverá ser compartilhada ao máximo com outros membros da sociedade.

Nessa proposta, o educando, em seu cotidiano, atua como sujeito interativo na construção do seu saber, com seus amigos, com os adultos e com o seu meio. Participa ativamente da sua formação e assim enriquece suas vivências cognitivas, afetivas e sociais.

Sob a luz dessa concepção, o aluno constrói seu conhecimento a partir de uma ação pedagógica lúdica, prazerosa, desafiadora, incentivando o gosto pelas descobertas, investigações e valorizando suas experiências individuais e coletivas. A Escola MAF procura desenvolver no aluno uma postura crítica, criativa, participativa e dialógica. O aluno é o agente principal de sua formação.

Projetos Educacionais

A Escola Educacional MAF acredita que o trabalho com os Projetos Educacionais representa uma excelente estratégia para propiciar a construção coletiva do conhecimento e a problematização de contextos ligados à vida do aluno. Através da vivência de situações de aprendizagens diversificadas, conhecimentos de várias disciplinas são mobilizados e competências são desenvolvidas.

Trabalhar com projetos, porém, implica romper com paradigmas educacionais, que colocam o foco no processo de ensino e não no de aprendizagem; implica desafiar a fragmentação de conteúdos.

No trabalho com projetos não cabem “alunos esponja”, que devem absorver conteúdos prontos, dados pelo professor, seja em seu quadro de giz ou em um trabalho de campo. Deve-se buscar o aprender a aprender, onde o conhecimento disciplinar é um meio e não um fim. O aluno pode, assim, analisar e problematizar a realidade e nela provocar intervenções.

Embasados nessa teoria, desenvolvemos desde a Educação Infantil até os Anos Finais do Ensino Fundamental, projetos educacionais que garantem espaços para práticas pedagógicas criativas e integradoras, por exemplo: projetos relacionados à alimentação, higiene, educação ambiental, educação para o trânsito, de leitura e outros.

Temos por exemplo, um projeto muito importante que é a “Semana Poética”, o qual busca desenvolver nos educandos a oralidade, a escrita, a criatividade e o gosto pela poesia. Seja qual caminho trilharem, qual profissão escolherem, esse trabalho será de grande importância em suas vidas, pois as poesias, além de trabalharem as questões vinculadas à Língua Portuguesa, trazem temas do cotidiano de nossos alunos, de seus sentimentos e de suas vivências.

Material Didático

Na Escola MAF o educador tem a autonomia pedagógica para utilizar diversos tipos de materiais para o aprendizado, um dos materiais são os livros didáticos, os quais são um meio para o educando aferir seu conhecimento e não como um fim.

Tal prática pedagógica permite que o aluno obtenha o maior aproveitamento sobre o conteúdo a ser estudado, deforma a desenvolver projetos escolares ao mesmo tempo em que se aprende os conteúdos propostos na matriz curricular. O espaço para a criatividade, para o lúdico, e para a integração vertical e horizontal dos conteúdos, faz com que o modelo de aprendizagem seja inovador e principalmente pautado na construção do ser.

As atividades propostas pela escola, juntamente do material pedagógico, estabelecem uma estrutura diferenciada, com uma organização multidisciplinar de conteúdos que contemplam aquilo que é estabelecido em nossa proposta pedagógica.

Sobre a Edução

Conheça a escola

Pais, alunos e escola conectados.

Utilize nosso aplicativo para acompanhar o dia a dia do aluno. Saiba o que foi abordado em sala de aula, as tarefas, recados e notas.
O aluno recebe um acesso para a plataforma do material didático, para acompanhar, estudar e ter acesso a informações complementares